quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Parto X Amamentação

por Marianna Barros

O que o parto tem a ver com a amamentação? Bastante coisa!

É importante esperar o trabalho de parto começar. O mesmo hormônio que é responsável pelas contrações uterinas é também responsável pela ejeção do leite, é a ocitocina. Por isso que em casos de cesárias agendadas, antes do trabalho de parto começar, pode ser mais demorada essa descida do leite.

Fora que quando o trabalho de parto inicia significa que o baby está totalmente pronto pra nascer, respirar pelos pulmões e coordenar as funções de sugar, deglutir e respirar.

Em casos de uso de anestesia∕analgesia, independente da via de parto (vaginal ou cesariana), tanto o bebê quanto a mãe perdem um pouco da sensibilidade, da ação hormonal, ficam sonolentos, enjoados e podem ter mais dificuldades com o posicionamento, sucção e descida do leite.

O ideal é o contato pele a pele com a mãe logo após o parto, ainda no centro obstétrico. 

Nesses primeiros minutos os reflexos do bebê estão super alerta e a mãe “emana” raios de ocitocina.

Mesmo que tudo aconteça da melhor forma ainda podemos encontrar algumas dificuldades para amamentar. Nesses casos temos que ter paciência, insistência e persistência. Não desista, com o tempo mãe e filho aprendem que a amamentação é muito prazeroso. Em caso de dúvidas sempre procure um profissional realmente comprometido com a amamentação.




Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário